terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Técnicas de preparação e estímulo

O estudo pra concurso público é bastante árduo, sendo extremamente difícil se manter estimulado e confiante durante toda a caminhada até a aprovação.

As cansativas horas de estudo, a ansiedade pelo edital, a ansiedade após o edital, a abdicação do laser, da companhia da família e dos amigos e tudo isso sem a certeza de lograr êxito, uma vez que a aprovação não depende apenas dos estudos e da dedicação, mas também do estado de espírito na hora da prova, do controle emocional, da organização do tempo e, pior, da sorte.

De fato, concurseiros, não há como se afastar a parcela de sorte, porque é realmente impossível saber de tudo. É possível saber muito, mas tudo, realmente, não é possível, aí tem-se sim que contar com a sorte de não cair esse pouquinho desconhecido.

E as não-aprovações iniciais? Como são desestimulantes, para alguns são mesmo um atestado de incapacidade... Pois é, apesar de todo concurseiro ser consciente de que a aprovação em concurso público envolve muitos fatores, entre eles a prática, não admitem não-aprovações.

Diante desse tenebroso cenário, não são poucos os que sucumbem e desistem.

Mas esta não deve ser sua postura. Todos são capazes, basta dedicação e estudo e quando falamos estudo, não é apenas o estudo das matérias, mas também das técnicas de concurso público e, sobretudo, de si mesmo.

Autoconhecer-se é a melhor forma de encontrar onde estão os erros e mudá-los para finalmente obter a aprovação!

Um ótimo livro para se manter estimulado e para melhorar as técnicas de preparação é o Como passar em provas e concursos do "guru dos concursos", William Douglas.

Trata-se de manual completo com técnicas e esquemas que transformam o modo como o concurseiro conduz o seu aprendizado. Neste livro jurídico, William Douglas apresenta métodos que levam o estudante a aprender melhor, organizar grande quantidade de material em pouco tempo, além de otimizar o estudo e assimilar melhor o conteúdo, e, sobretudo, a render mais em provas.


É, portanto, um livro essencial na Biblioteca.

Neste ponto, lembramos que um dos graves erros cometidos pelos concurseiros é acreditar que é suficiente estudar bastante, mas, não se iludam, passar em concurso exige um estudo específico, exige técnicas apropriadas, exige prática em resolução de questões, exige organização de tempo, entre outras coisas. Enfim, não pensem que isto é dispensável ou que é perda de tempo. Ao contrário, usar o tempo para organizar as técnicas e os estudos é ganhar tempo e trocar a quantidade pela qualidade do estudo! Por isso, inclua também este livro em sua bibliografia.

 Bons estudos!
Sucesso a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário