sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como complementar um livro sem fazer resumos

Não há nada pior para o cérebro que um estudo totalmente desorganizado.

É péssimo quando se tem que estudar o mesmo assunto em mais de um local, a pessoa fica perdida. E na hora de revisar? E quando você lembra que já viu determinada informação em algum lugar, mas não sabe onde?

A primeira solução, praticada por muitos, é elaborar resumos, compilando todas as informações mais importantes, de forma objetiva e estruturada, o que é excelente para o estudo e a assimilação!

Mas como fazer se você não está disposto a elaborar resumos?

Bom, uma solução que utilizamos com grande êxito, é escolher um livro base e incluir notas ao longo de seu texto, para que no momento da revisão, precisemos ler apenas em um lugar e neste estejam, de fato, todas as informações necessárias.

Mas não é fazer pequenas notinhas não. É incluir tudo o que falta mesmo!

Para tanto, nós utilizamos aqueles post it grandes e vamos fixando mesmo ao longo dos parágrafos que precisam ser complementados. Quando há necessidade de fazer anotações maiores, simplesmente cortamos uma folha de ofício e anexamos ela no fim da página com fita durex e fazemos como se fossem notas de rodapé.

Isso também ajuda bastante na hora de proceder às sempre necessárias atualizações.

O melhor de tudo é que é possível usar cores diferentes, ajudando o seu cérebro a separar a assimilação por prioridades e relevâncias! (NOTA: depois falaremos melhor sobre isto)

Assim, ao fim do estudo, temos um livro nosso completíssimo, atualizado e bem estruturado!

Bons estudos!
Sucesso a todos!

Um comentário:

  1. Muito bom! Essa dica serve para todas as áreas de estudo não somente para concursos, vou aproveitá-la ao máximo, me deu até mais energia para continuar meus estudos.
    marcos.

    ResponderExcluir